Mas fazer jogos tentando simular as corridas a mais de 300 KM/h não acontece agora, na década de 70 Gran Trak 10 lançado pelo Atari e o objetivo era fazer um pontinho corresse por uma trilha, apesar dos gráficos “toscos” ele trazia um volantinho, o que fazia sucesso entre jovens e adultos.
Oito aos depois, o Pole Position lançado pela Namco revolucionava agora com cores e jogabilidade melhorada. Na década de 80 os consoles perderam espaço para os computadores, mas a evolução continuou. Os carros até pareciam com os originais, porém não eram licenciados pela FIA ( Federação Internacional de Automobilismo).
Em 1992 uma revolução: o Ayrton Senna's Super Monaco GP II obteve o direito de usar a imagem do piloto brasileiro num jogo. O jogo para Mega Drive ganhou a licença da FIA para o desenvolvimento dos similares.
Com jogos 3D, a sony foi a primeira a conseguir a licença completa com o Formula 1 Championship Edition, de 1996.
A partir daí novas franquias apareceram e cada vez mais parecidos com a realidade até chegar aos dias atuais, alguns games que não foram bons como o útimo Formula 1 Championship Edition, de PS3, mas hoje em dia podemos deslumbrar de um dos maiores simuladores dos consoles…
Fontes: GV e GE além do Youtube