9 de fev. de 2011

Red Bull X-1 e a Fórmula 1 do futuro

Para os que não conhecem o Red Bull X-1, já está mais do que na hora de aprender um pouco sobre esta máquina que saiu direto do mundo da fantasia para o real. Resulta que no game Gran Turismo 5 para Playstation 3, a Red Bull aplica uma enorme tacada de marketing lançando no próprio jogo esta criatura apelidada de X-1, um carro que realmente é de outro planeta.

A máquina, vale lembrar, foi projetada (como não poderia deixar de ser), pelo mago Adrian Newey, e não segue exatamente as proporções definidas pela FIA nem pode se chamar exatamente um carro de Fórmula 1, por causa da cobertura nas rodas- e, também, por alcançar uma velocidade de 450 km/h, chegar aos 100 km/h em apenas 1,4 segundos e aos 321 km/h em 6,1 segundos. Além de exercer ao corpo uma força G lateral de mais de 8G. Fantástico.

Mas o melhor disto é que a magia do game passou para as pistas de verdade, e o X-1 foi apresentado na festa de lançamento do Gran Turismo 5, em Madrid, na semana passada. Foi desenvolvido também por Kazunori Yamauchi, presidente da Polyphony Digital, que diz que o X-1 é algo diferente a tudo, um carro que permite vasculhar o imenso mundo do automobilismo e protótipos futuristas. E, por orientação de Newey, o desenho do carro foi refeito e adicionado um ventilador para gerar nas curvas o banido efeito solo. (que voltará à Fórmula 1 em 2013).

Tem uma propulsão mais convencional, com um motor V6 de 3 litros com injeção direta e turbo duplo, gerando 1.482 hp de potência e 15.000 rpm, 615 kg, 980 milímetros de altura, 4750 milímetros de comprimento, 2180 milímetros de largura e 2.900 milímetros de distância entre eixos.

Foi testado por Sebastian Vettel, e o alemão baixou em 20 segundos o tempo recorde de Suzuka, que pertence a Raikkonen (2005).

A ligação com a Fórmula 1

Falar do X-1 e a F1 de hoje não faz o menor sentido. Já o carro em si é um sonho distante para o automobilismo como a F1, e por isso foi  projetado para estar nos games. Claro que transformar isto em algo real também era a ideia, e ela foi concretizada.

No aspecto do carro, a parte da asa dianteira chega a ser semelhante. A calota nas rodas faz lembrar a um protótipo de Le Mans, enquanto a cápsula que envolve o piloto já é um sonho a ser discutido na F1- diminuiria e muito o arrasto.

Quando falamos de futuro, não é daqui a 3, 5 anos. Estamos tratando de uma década, duas décadas ou mais. Um futuro não tão distante, e que eu não tenho dúvidas que cederá aos encantos do X-1, que já deve servir para anseios futuristas.

Nada custa sonhar. Basta vermos os F1 dos anos 80 e os atuais.

Mais fotos, clique para ampliar:

Fote: theformula1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...